sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Primeiros passos para saber se quer um fazer intercâmbio

1° Passo: Ver mesmo se você está preparado

Você precisa ter uma mínima independencia e ter vontade própria para fazer intercâmbio, principalmente se você pretende ficar alguns meses. Porque como pode se imaginar haverá uma distância de alguns milhares de quilometros entre aonde você vai estar e aonde sua familia e amigos estará.

2° Passo: Quanto tempo você deseja fazer

Existem vários tipos de programas de intercâmbio, e algo que limita e o ajuda a escolher é a quantidade de meses que você deseja. Existem programas de 1, 3, 6 ou 12 meses. Entre eles os mais parecidos são os de 6 e 12 meses, em que a única diferença é a quantidade de tempo, enquanto um em mês você não só estuda o idioma nativo, mas também passea com a agencia como se fosse um passeio de turismo. E o curso de 3 meses é mais um curso de inglês em que você vai para a aula numa escola de idiomas como aqui no Brasil, enquanto em 6 ou 12 meses você frenquenta o high school ou o college.

3° Passo: Escolher o locar ou selecionar alguns países


Ao você escolher o idioma ou o país, você deve pesquisar um pouco sobre ele e ver se é realmente o que você pensa e deseja para o seu intercâmbio. Por exemplo, se a população do local é mais fria ou mais acolhedora, se você possui uma noção básica do idioma, se não uma boa escolha é fazer cursos intensivos em uma escola de idiomas de um ou dois meses em que você consegue aprender o necessário para conseguir viver enquanto vai aprendendo mais.

Os locais mais procurados são:
  • Estados Unidos (USA)
  • Canadá
  • Australia
  • Nova Zelândia
4° Passo: Procurar uma agência de intercâmbio e escolha uma

Existem várias empresas de intercâmbio, para escolher uma agência você deve ir ao local em que existe um representante e procurar tem alguma indicação positiva sobre ela. O diferença de valor entre as empresas também conta bastante, mas não adianta escolher uma desconhecida só porque o valor é mais barato (muitas vezes o que era pra sair barato, sai caro porque ao chegar no local o pacote não é condizente com a realidade).
Eu estou vendo o meu intercâmbio com a CI ( Central de Intercâmbio), porque é uma empresa grande, que possui representantes no Brasil todo e que algumas amigas minhas já fizeram intercâmbio por lá e não tiveram nenhum problema, mas isso vai de cada um.
Seja cuidadoso na hora de escolher!

CONTINUA....



Futura Intercâmbista



Meu nome é Beatriz Scholten, tenho 16 anos e moro em Jundiai, interior de São Paulo.




Resolvi criar esse blog porque estou planejando fazer intercâmbio no começo do ano que vem, e quero compartilhar cada etapa dessa experiência incrivel com vocês! Espero que vocês possam se identificar comigo e que curtam assim como eu tudo o que vai acontecer!